Últimas notícias

APOIOS PARA EMPRESAS E TRABALHADORES

19-03-2021

Novas Medidas Aprovadas

No âmbito da pandemia da doença Covid-19, o Governo aprovou recentemente um conjunto que medidas de apoio às empresas e trabalhadores que poderá consultar no documento de apresentação (abaixo).

Destacamos algumas destas medidas:

• Criação de um incentivo extraordinário à normalização da atividade empresarial novo, no montante de até duas Remunerações Mínimas Mensais Garantidas (RMMG), para trabalhadores que tenham sido abrangidos no primeiro trimestre de 2021 pelo “lay-off simplificado” ou pelo apoio extraordinário à retoma progressiva de atividade.

• Reforço do apoio às microempresas com quebras de faturação, com a possibilidade de pagamento de mais 1 RMMG no terceiro trimestre de 2021.

• Alargamento do “lay-off simplificado” a empresas com atividades afetadas pela interrupção das cadeias de abastecimento globais, ou da suspensão ou cancelamento de encomendas, e ainda aos sócios-gerentes; cuja atividade não esteja suspensa ou encerrada.

• Reativação do apoio extraordinário à redução da atividade económica de trabalhador independente, empresário em nome individual ou membro de órgão estatutário dos setores do turismo, cultura, eventos e espetáculos, cuja atividade, não estando suspensa ou encerrada, está ainda assim em situação de comprovada paragem total da sua atividade ou da atividade do respetivo setor.

• Alargamento do apoio de tesouraria sob a forma de subsídio a fundo perdido previsto no âmbito do Programa Apoiar a atividades económicas diretamente afetadas pela suspensão e encerramento de instalações e estabelecimentos determinados pelo estado de emergência, e prevê-se o aumento dos limites máximos de apoio no caso de empresas com quebras de faturação superiores a 50%, com efeitos retroativos.

• Para empresas dos setores do turismo e cultura, prolongamento do apoio extraordinário à retoma progressiva até 30 de setembro de 2021, estabelecendo um regime especial de isenção e redução contributivas.

wb_gestao2APOIOS PARA EMPRESAS E TRABALHADORES