Últimas notícias

COVID-19: Procedimentos em Clínicas, Consultórios ou Serviços de Saúde Oral dos Cuidados de Saúde Primários, Setor Social e Privado

02-05-2020

Orientação nº 022/2020 de 01/05/2020

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou uma orientação sobre os procedimentos a adotar em clínicas, consultórios ou serviços de saúde oral dos cuidados de saúde primários, setor social e privado, em contexto de pandemia de COVID-19. Lançado na fase de transmissão comunitária do novo coronavírus, o documento produz efeitos a partir da meia-noite do dia 3 de maio.

Devido à proximidade com os utentes, os profissionais de saúde oral estão expostos a gotículas respiratórias e a aerossóis que podem ser criados durante os procedimentos, tornando o gabinete de consulta uma potencial fonte de transmissão do vírus.

Orientação nº 022/2020 de 01/05/2020 refere:
– os procedimentos para a atividade do consultório, clínica ou serviço de saúde oral
– os procedimentos gerais
– a triagem prévia da consulta
– os risco dos procedimentos para transmissão de SARS-CoV-2
– os procedimentos na consulta: antes, depois e após
– os equipamento de proteção individual (EPI)
– a limpeza e desinfeção
– o material reutilizável
– o chão e superfícies

Esta Orientação tem em conta a fase de transmissão comunitária da Infeção por SARS-CoV-2 e poderá ser revista a qualquer momento, em função da evolução do conhecimento científico e da situação epidemiológica.

wb_gestao2COVID-19: Procedimentos em Clínicas, Consultórios ou Serviços de Saúde Oral dos Cuidados de Saúde Primários, Setor Social e Privado