A criação da Associação Empresarial do Concelho de Cascais remonta a 1913 e abrangia a área da indústria.
Com o evoluir dos anos, o Estado condiciona a intervenção das atividades económicas, criando os Grémios Obrigatórios, época em que se reconheceu que a organização das entidades patronais deveria depender da iniciativa dos interessados e não da iniciativa do Governo.
Assim, em 1941 a Associação Comercial e Industrial de Cascais transforma-se em Grémio do Comércio dos Concelhos de Oeiras, Cascais e Sintra, passando a Grémio do Comércio dos Concelhos de Oeiras e Cascais em 1943, concentrando, no ano seguinte, a sua área de atuação no Concelho de Cascais.
Após a extinção dos Grémios Obrigatórios, com a revolução de 25 de Abril, surgiu a Associação Comercial de Concelho de Cascais, que veio instituir novamente o direito das entidades patronais constituírem as suas próprias associações de classe, para a defesa e promoção dos seus interesses empresariais.
Em 29 de Janeiro de 2001 foi reconhecido o mérito da ação desenvolvida em benefício dos associados, fomentando atividades com o fim de solucionar problemas económicos e sociais, e atribuída pelo Sr. Primeiro-ministro em funções, a declaração de Utilidade Pública.
Com o objetivo de alargar o âmbito de atuação da Associação, em Dezembro de 2003, a Direcção sujeitou à aprovação dos associados em Assembleia Geral uma proposta de alteração dos Estatutos, de forma a abranger todas as atividades empresariais existentes no Concelho. Esta proposta foi aprovada e daí resultou a alteração da designação de Associação Comercial para Associação Empresarial do Concelho de Cascais – AECC.