Últimas notícias

Testes recomendados em contexto laboral, casamentos, batizados e eventos culturais e desportivos

16-06-2021

A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou no dia 15 de junho, a Norma referente à Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, reforçando a realização de rastreios laboratoriais como medida de controlo da transmissão comunitária.

Esta norma recomenda a realização de rastreios laboratoriais em:

Eventos:
o Familiares, tais como casamentos e batizados, bem como quaisquer outras celebrações similares, com reunião de pessoas fora do agregado familiar, aos profissionais e participantes sempre que o número de participantes seja superior a 10.
o Natureza cultural ou desportiva, recomenda-se a testagem sempre que o número de participantes/espectadores seja superior a 1.000 em ambiente aberto, ou superior a 500 em ambiente fechado.

Contexto laboral:
o Nas creches e estabelecimentos de educação e ensino, nos termos do documento DGEST/ISS/DGS sobre “Programa de Rastreios Laboratoriais para SARS-CoV-2 nas Creches e Estabelecimentos de Educação e Ensino, bem como nos estabelecimentos de ensino superior, de acordo com o estabelecido, para todos os casos, no Plano de promoção da Operacionalização da Testagem para SARS-CoV-2”.
o Nos locais de maior risco de transmissão, tais como explorações agrícolas e setor da construção, aconselha-se a testagem com uma periodicidade de 14/14 dias.
o Nos serviços públicos, com periodicidade de 14/14 dias.
o Nos locais de trabalho com 150 ou mais trabalhadores (independentemente do seu vínculo laboral, da modalidade ou da natureza da relação jurídica), com periodicidade de 14/14 dias.

Nos casos que sejam identificados um ou mais casos de infeção por SARS-CoV-2, deverá atuar-se de acordo com a Norma 004/2020 e 015/2020 da DGS.

Norma 019/2020 | COVID-19 – Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2 (consulte aqui)

wb_gestao2Testes recomendados em contexto laboral, casamentos, batizados e eventos culturais e desportivos